top of page

Robson Belli

Magista Cerimonial

Robson Belli

Robson Belli é Tarólogo, magista cerimonial (magia grimorial & moderna), Cabalista, colaborador/escritor (Morte Súbita e Revista Hermetismo), Tradutor e comentarista de diversos grimórios medievais, podcaster (Projeto Mayhem), Rosacruz, vindo de uma família onde o ocultismo não era segredo, teve acesso muito cedo a materiais ocultistas e uma formação mágica com base nos grimórios das “Chaves Menores de Salomão” e no “Lemegeton”. Atualmente, com foco no estudo da demonologia antiga à moderna (4000 a.C. – 1789 d.C.) e da angelologia do período da Baixa Idade Média e da Era Moderna (1453-1789 d.C.), é Fundador do enochiano.com.br e do lemegeton.com.br, entre outros grupos. 

 

O workshop apresentará a história, origem e o desenvolvimento dos grimórios, e a sua importância no desenvolvimento histórico da Europa e do Brasil, e como, mesmo nos dias atuais, estes livros mantêm sua influência viva e crescente sobre a nossa cultura. 

A palavra grimório vem do francês grimoire, que deriva de Gramática. Atualmente, esses são vistos como livros de fórmulas mágicas antigas, mas, durante o período medieval, eles foram muito mais do que isso e engrossaram as bibliotecas dos nobres. Graças a esses livros considerados malditos pela igreja, pessoas foram condenadas pela inquisição. Tendo sido escritos em sua maioria por Padres hereges, a maioria deles é atribuída ao Rei Salomão. Este workshop oferece uma análise crítica do que esses textos apresentam e como magistas modernos ainda podem se valer deles mesmo nos dias atuais.

bottom of page